quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Anglonubiana no NE do Brasil

A Anglonubiana no NE do Brasil

Orador: Paulo Jose T. Gertner, o Zeca, é Medico Veterinário Autônomo e proprietário da Suporte Assessoria Veterinária, e sócio da Faz. Vida Nova, criador de caprinos no Sertão baiano desde 1982, e hoje faz um trabalho bem interessantes com as raças caprinas: Boer e Anglonubiana, com a utilização das Biotecnologias da Reprodução. Atualmente Tb. é Presidente do Núcleo Baiano dos Criadores de Caprinos da Raça Anglonubiana, que funciona dentro da ACCOBA.

PASSADO:

A raça caprina Anglo-Nubiana, teve seu 1º livro de registro instituído na Inglaterra em 1910, (portanto estamos no Centenário, do registro da raça Anglo), apesar de desde 1886, os Ingleses já registrarem todas as suas cabras, independente de raça na British Goat Society. Entrou no NE do Brasil oficialmente no inicio do sec. XX, provavelmente por Pernambuco, por meio de uma importação de IPA- Fazenda Cachoeirinha em Sertânia de onde se espalhou pelo Nordeste. Apesar de diversos e contraditórios depoimentos a este respeito! No entanto é esta a versão Oficial mais aceita.

Na Bahia os registros contam que em 1932 Foi entregue a Prefeitura de Uauá, reprodutores Anglo-Nubianos P.O. pelo Governo do Estado e em 1938 Antonio do Rego Gonçalves de Bonfim, formou um núcleo em Feira de Santana-BA.

Na literatura, Pinheiro Junior (1937), cita importações da Raça Nubiana, para o Brasil, não citando a região, registradas no Ministério da Agricultura nos anos de:

Anos

Raça

Pais de Origem

Reprodutores

1927

Nubiana

EUA

05

1929

Nubiana

EUA

10

1935

Nubiana

Africa do Sul

07

1936

Nubiana

Africa do Sul

17

1937

Nubiana

EUA

02

Totais 41

FONTE: Pinheiro Junior (1937) – G. Corlett, (1971)

Mais recentemente, nos anos 90 (?), diversas outras Importações que temos noticias, refrescaram nosso rebanho com “sangue novo”, como exemplo podemos citar as Importações realizadas por:

· Consórcio Paraguassu\Lapa, Dos irmãos Pedro e Fernando Didier com Carlos Pedreira, na BA; 1ª 2004,

· Faz. Columinjuba, Darlan Carneiro no CE;

· Faz. Sto Antônio, no PI;

· Das empresas: Sotave e Supranor em PE,

· IPA de PE e o Governo da Bahia há algum tempo atrás.

Fora do NE, e não podemos deixar de registrar, pois seus produtos colaboraram com a formação do Anglo no NE, foram às importações de:

clip_image001 Zé Antenor do Capril do Camilo de Teófilo Otonio -MG- Nova Zelândia;

clip_image001[1] Claudio Gnoato (CIELO) e Vera Ponciano do RS – Canadá;

Foram destas importações que se plasmou nosso rebanho mediante cruzamentos de linhagens diferentes e de absorção, culminando neste extraordinário exemplar caprino que e a nossa Anglo-Nubiana Brasileira! Acredita-se que certa de 4 milhões de caprinos no NE tem sangue Anglonubiano, nas veias com diversos graus de sangue, de um total de 8 milhões segundo o IBGE(2000) compondo mais de 50% do Universo de nossas Cabras ditas S.R.D. e há quem diga que esta porcentagem é ainda maior.

A principio como raça exótica, incentivada pelos agentes financeiros e programas governamentais foi disseminada por toda a região, no entanto com grande preocupação dos técnicos, que temiam uma provável erosão genética dos tipos naturalizados e já adaptados ao Semi-Árido Nordestino, acreditavam em uma perda da rusticidade. No entanto diversos trabalhos indicavam suas potencialidades e melhoria dos índices zootécnicos nos frutos destes cruzamentos. Hoje reconhecido por todo sertanejo, como a raça mais leiteira, prolifera, e adaptada as Caatingas e ao regime de criação, de “fundo de Pasto” que predomina no NE. Portanto trata-se do melhor custo X beneficio X genótipo para o NE, nas condições que predominam na região de manejo sanitário, nutricional e reprodutivo.

No final da década de noventa e inicio dos primeiros anos do novo século, pressionadas pelo modismo com a introdução de raças apregoadas como “Milagrosas”, no período denominado de “a Bolha”, teve seu contingente reduzido nos planteis de animais P.O. pela brusca diminuição da procura por exemplares desta raça pura, apesar de conservados pelos idealista criadores, mas no entanto seus cruzamentos continuaram a representar quase que a totalidade dos rebanhos ditos como S.R.D. (Sem Raça Definida) que é o lastro do grande rebanho comercial Nordestino.

Ø Eventos que marcaram a historia, contemporânea da Raça Anglonubiana Brasileira, no NE do Brasil:

· Exposição de Sertania, que em 1997 juntou 1.650 animais expostos, predominando a raça Anglonubiana;

· 1ª Exposição de Valente-BA em 1997;

· Columinjuba em Maranguape e de Quixadá ambas no Ceara em 2000;

E de La pra Ca, todas as Nacionais a partir de 2000, com destaque a de Floresta-PE, organizada pelo Med. Vet. Alex Brito sob a tutela do saudoso Afonso Ferraz (Afixo Rancharia), por ser a primeira Nacional com leilão exclusivo da raça e com TV, e por ter sido a exposição da fundação da ABC Anglo em 2006, e a partir daí, a retomada de posição de destaque da raça no cenário Nacional só fez aumentar a cada dia, culminando na fundação dos núcleos Estaduais em todo o NE em 2009.

Ø Animais que marcaram a evolução da raça no NE e não poderiam deixar de serem lembrados em um Workshop como este:

Nome do Exemplar

Títulos + * Comentários

Hiroschima do Paschoal *

Foi tri campeão nordestina Sertânia, Salvador, Recife-1996.

Beckey do Paschoal

recordista nacional de produção de leite, FENAGRO 96;

Iceberg do Paschoal

Foi tri-campeão Nacional 94\95\96

Jasmine, Diamonds, Emyloo *2

Premiadas em todas as pistas que participaram

Rocha da Santa Fé *3

Bi-Grande Campeão Nacional, 97\98

Dustin POI *4

 

Caramelo do Itajaí *5

Gde.Campeão Nacional 2000 na Nacional do Piauí

Mão Branca do Itajaí*6

Penta Campeã de Úbere no Piauí .

Formiga da Santa Fé

Recordista Oficial de Peso, 114 Kg

FSA HB IPÊ *7

Grande Campeão Nacional 2007 em Floresta\PE

Udorico do Paraguassú *8

diversas vezes Gde. Campeão da Raça,

Ilustre das Campinas *9

Gde. Campeão Nacional 2008 no Crato\CE

Dragão do Azulão

Gde Campeão Nacional de 2009

Duchinho do Jericó

Res. Gde. Campeão Nacional 2009 e Atual Recordista de peso 145,5 Kg.

Fashion do Itajai * 10

 

*Recordista de Produção Leiteira, 2 X, 7,4kg em 3 dias 22,2Kg ;

*2 - Fêmeas importadas pelo consorcio Paraguassu\lapa, de longas lactações, e provadas por suas notáveis descendências, no Brasil, Creon e Malvern, vieram a corrigir os úberes das cabras nacionais de origem inglesa;

*3 - Considerado por muitos o mais belo exemplar da raça;

*4 - Reconhecido nacionalmente como um "Arquiteto de Úberes",com excelente descendência na BA\CE\PB\PE;

*5- Possante e inglês, 14 vezes Grd,Campeão no PI, PE E CE;

*6 – 10 Vezes Campeã de Úbere, PE e CE, Recordista de Pontos em uma única Exposição Nacional de 2000, com Títulos de Grd. Campeã, Grd. Campeã de Úbere, Campeã de Produção de Leite, Campeã Progênie de Mãe, Recordista Oficial de Produção de Leite em uma ordenha Oficialmente em Forteleza-2001, 5,5kg, com a Dra. Maria Pia - MG;

*7- Iniciou uma retomada de preços da raça;

*8 - Maior genearca da seleção Paraguassu, também um recordista de preço;

*9 - E também um recordista de preço;

* 10 – Prolificidade em um único parto: Cinco crias: 01 Macho (Morto) e 04 Fêmeas Dez.2009;

No presente

A raça esta presente em Todos os Estados do NE, podemos citar que se trata da preferência nordestina dentre as raças caprinas. Citar nomes e planteis com certeza é um risco e uma tarefa ingrata, pois certamente muitos e bons criadores e seus planteis e animais extraordinários, não serão citados, por esquecimento, falta de conhecimento e tempo, mas de modo nenhum, menos importantes para a raça Anglonubiana do que os que serão citados a seguir.

Em Alagoas:... Terra do Mestre “Chico Duca” (Inspetor e Juiz)!

Propriedade

Município

Nome

Faz. Fuleirinha

Delmiro Gouveia

Aderval Wanderlei Tenório Filho

Na Bahia:

· Nenezinho, de Valente\BA - linhagens Inglesas e New Zelandesa, fixou a pelagem tartaruga.

· Luciano Vilar Dantas, Jacobina\BA – Anglo inglês do IPA\PE, manteve por muitos anos o maior rebanho da raça de todos os tempos.

· Guilherme e Tomaz Radel de Ipirá\BA, inicialmente Anglo inglês, destacou-se nacionalmente como criador e selecionador e ainda detém o recorde de produção de leite numa cabra inglêsa, a Beckei do Paschoal, com 7,4 kg em uma FENAGRO (confere Tomaz?).

· Consórcio Paraguassú\Lapa de Iaçu-BA, trouxeram para o Brasil o que de melhor havia em termos de linhagens leiteira nos EUA e CANADÁ, contribuindo na formação do moderno Anglonubiano Brasileiro.

· Cel. Jerônimo Ribeiro de Uauá\BA, onde mais tarde foi fundada a ACCOBA, é tido como o introdutor da Anglo Inglesa na Bahia, via Uauá, que assim vieram a melhorar as "nativas" do grande Sertão de Canudos e formando a raça derivada "nubiana, lubiana, meia-orêia e Jacuipe", que predomina na região nordeste do Estado da Bahia, onde encontra-se 68% do rebanho do estado detentor do maior rebanho da Federação, a Bahia.

· Recentemente, Waldemar e Zeca Gertner de Tucano - BA trouxeram para a Bahia um importante patrimônio genético, do Anglo de linhagem inglesa (Supranor) e seus cruzamentos (Rancharia), original de importantes seleções da raça em Pernambuco, para refrescar o sangue do Anglo Baiano. São sócios fundadores do Núcleo ANGLO-BA e cuidam de multiplicar e disponibilizar esta genética com o uso das Biotecnologias da Reprodução Animal (I.A e T.E.).

· Alem é claro dos Planteis e Criadores que deixaram seus nomes inscritos na Historia sem fim:

Propriedade

Município

Nome

Faz. Central e São Bernabé

Valente

Nenezinho – João Jose de Oliveira

Faz. Mangabeirinha

Santa Teresinha

Flavio Cajazeiras

Faz. Tanque da Serra

Santa Luz

João Roberto Pereira

Cabanha Paschoal

Ipira

Guilherme e Tomaz Radel

Capril Por do Sol

Vit. da Conquista

Gilvan e George

Capril da Gruna

Boa Vista do Tupim

Adriano Gordilho

Capril Paraguassu

Iaçu

Pedro e Fernando Didier

Capril Lapa

Iaçu

Carlos Pedreira

Cabanha Realidade

S.Gonçalo dos Campos

Andre Fernandes

Capril Retiro

Baixa Grande

Gustavo Garcia

Faz. Vida Nova

Tucano

Waldemar e Paulo Jose (Zeca) Gertner

Faz. Malhada Grande

Tucano

Nivaldo Pereira Lima

Faz. Esplanada

Juazeiro e Sobradinho

Severino de A. Santana e Denis Medrado

Estância Várzea Alegre

Santa Luz

Cel. Amâncio

Capril Capivara

Conceição do Coité

Agnaldo R. Gomes

Faz. Genipapo

Ibotirama

Manoel Brito Filho

Faz. Riacho

Ibotirama

Edson Pinto Mariano

Faz. Pai João

Juazeiro

Juvêncio Lustosa

     

No Ceara:

· Fazenda Columinjuba em Maranguape\CE, importante importador de linhagens canadenses de Anglo, foi um importante pólo irradiador de novos conceitos de seleção da raça pela função (carne ou leite e foi também o primeiro criador a realizar leilões de caprinos e ovinos no Nordeste e no Brasil).

· Paulo Holanda de Quixadá\CE, além de criador e selecionador, introduziu há mais de uma década atrás o conceito empresarial na criação, com a fundação do Frigorífico, Laticínio e Restaurante PÉ de SERRA, evidenciando as virtudes da raça para estas funções, leite e corte.

· Darlan Carneiro Filho, um dos mais importantes plantéis do estado, notabilizou-se por produzir fêmeas de impecável beleza racial, campeãs nacionais que deixaram uma notável descendência.

· Dr. Ticiano e Jacqueline Sampaio, Reginaldo Rocha, D. Cris Guedes, Raimundo Olanda, Francisco Leitão,  Moacir Cavalcante, Valnisio Cabral, Arthuro Aragão, Gentil Linhares, e Clever Pimentel pontuam entre os bons criadores do Estado que muito tem contribuído para a consolidação da raça Anglonubiana no CE.

Propriedade

Município

Nome

Faz. União

Fortaleza

Darlan Carneiro Filho

Faz. Pé de Serra

Quixadá

Paulo Holanda

Sitio Brejo

Barbalha

Tadeu Macedo

Sitio Combate

Quixadá

Francisco Sergio de A. Souza

Faz. Panacui -Capril Bodelandia

Massape

Chico Olando

Faz. Panaci

Massape

Joaquim Mariano

Faz. Julião

Sobral

Jose Roberto C. M. C. Jr

Faz. Mandacaru

Irauçuba

Idervaldo Rodrigues Rocha

Agropecuaria Bomar

 

Clever Pimentel

Faz. Misterioso

Sobral

Francisco Reginaldo e Márcia Rocha

Faz. Cumbuca

Itaipuna

Raimundo Guedes

Faz. São Paulo

Barbalha

Ticiani e Jaqueline Sampaio

     

No Maranhão:

· Benicio Mello de Timon\MA, no seu rebanho de lastro inglês este criador notabilizou-se pela produção de cabras de grande porte e notáveis produções leiteiras, de visíveis úberes perfeitos, um "estilista de úberes". É o presidente da ABC-Anglo, fundada em 2006 EM Floresta-PE, e registrada no estado do Maranhão. Deu visibilidade á raça no Meio Norte e Norte Brasileiro, participando pioneiramente de muitas exposições. Muitos animais de sua seleção sagraram-se campeões(as) nacionais, e no quesito "úberes", ainda é imbatível.

· Mauricio Macêdo, Zilmar Valença, Sabino Costa, Eduardo Silveira, Léo Silveira, Rafael Pestana, entre outros se destacam como criadores da raça no MA.

Propriedade

Município

Nome

Faz. Itajaí

Timon

Benicio Olimpio Melo Neto

Capril Saluja

Timon

Genez Muora Lima Neto

Em Pernambuco:

· IPA, importante importador do Anglo Inglês, que ficou sediado na Faz. Cachoeirinha em Sertânia/PE, o que transformou este município num pólo importante da raça.

· Supranor e Sotave, empresas particulares de Pernambuco que também importaram importantes plantéis da Inglaterra, que vieram a se tornar o rebanho de fundação da raça Anglonubiana Brasileira.

· Os Criadores: Luis Abel, Carlos e Marcelo Rufino, Azulão e seus Irmãos André e Lívio Chaves, Joan Jonas de Siqueira, Jaílson Cordeiro e Zilmar Valença, todos de Sertânia\PE, criadores que em suas andanças por todo o N\NE do Brasil, promoveram a raça, e vieram a consolidar importantes núcleos  de criação, a partir das linhagens inglesas que selecionam, de seus rebanhos, premiados nacionalmente, constam muitos campeões(as) nacionais, e também vieram a formar nos campos dos Sertões do Pajeú e Moxotó a tal cabra "nubiana, lubiana ou meia-orêia", assim como aconteceu em todo o NE, com os cruzamentos da raça Anglonubiana.

Propriedade

Município

Nome

Faz. Moquém

S. Jose do Egito

Evaldo Campos

Granja Moxotó

Sertânia

Lívio Chaves

Capril Santa Fe

Sertânia

Luiz Abel e Roberto Arruda

Faz. Pageú

Sertânia

Tadeu Macedo

Capril do Jerico

Sertânia

Andre Chaves

Faz. São Bento

Sertânia

Marcelo Rufino

Capril Bom Jesus

Buique

Rolderick Brito

Faz. Barra do Riacho

Afogados da Ingazeira

Toninho Valadares

Capril Rio Branco

Sertânia

Joan Jonas de Siqueira

Faz. Reunidas Boa Fe

 

Cícero Barros Valgueiro e Filhos

Faz. Azulão

Sertânia

Jose Flavio e Antonio Fabio

Faz. Lagoa da Mata

Ingazeira

Jaílson Cordeiro

     

Na Paraíba:

· Destaca-se o criador Francisco Ramalho, que introduziu em sua seleção o conceito dos 3L's (LARGOS, LONGOS, LEITEIROS), ou seja, a busca da dupla aptidão, obtendo sucesso tornou-se uma referência nacional da raça. Campina Grande\PB. Não podendo deixar de citar os lanteis:

Propriedade

Município

Nome

Faz. Vale Verde - Haras HVV

Campina Grande

Francisco S. Ramalho

Cabanha São Paulo

Ouro Velho

Paulo Dantas

Faz. Gravata

Pocinhos

Oscar Adelino de Lima

Faz. Areias

Serra Branca

Paulo Torreão

Faz. Jurema

Sumé

Otaviano e Peron Japiassu

Faz. St. Rosa - Cpri-Xique

Boa Vista

Rosando Aranha

Capril Perfil

Serra Branca

Vilar Wanderlei

Fazenda Ponta da Serra

São João do Cariri

Churchill Cavalcante Serra

Faz. Gravata-Capril da Siriema

Santo Antonio

Felipe Adelino

Cabanha do Bandeirante

Cacimba de Dentro

Luiz Gonzaga T. Moura

Faz. Carnaubinha

 

Agnaldo

Faz. Riacho do Caroa

Soledade

João Climaco

     

No Rio Grande do Norte:

· Antônio Ari Lopes, o famoso "Toninho de Philastro", conhecido como "o Rei do Bode", por manter nos sertões do Apodi um portentoso rebanho de 15 000 cabeças em vários graus de mestiçagens para atender as duas funções carne e leite. Fez o Gde. Campeão Nacional 2005 em Natal\RN.

Propriedade

Município

Nome

Sitio Mutamba

Nizia Floresta

Jorio Marques de Souza

Faz. Serra da Volta

Angicos

Rainel Batista Pereira

Faz. Boi Morto

Grosso

Haroldo B. Marques Souza

Capril da Gameleira

Caiçara do Rio do Vento

Mario Jose Martins Neto

No Piauí:

· Humberto Castelo Branco de Campo Maior\PI, criador e selecionador da raça foi durante muitos anos o Pres. da APICCOVI, quando comandava verdadeiras expedições de compras de Anglo nos vizinhos estados de PE\CE\BA, é o grande artífice dos rebanhos do Piauí.

· Fazenda Campinas, é um consórcio formado por irmãos de Marcio Fortes Napoleão do Rêgo, introduziram fortemente as linhagens canadenses e americanas no seu rebanho de fundação (inglêsas), obtiveram muito sucesso, com animais de alto mérito genético e desempenho zootécnico. É um plantel de múltiplas premiações nacionais, e uma fonte segura de genética superior da raça. Luiz Lobão, Robert Medeiros, Roberto Pessoa, Carlito Rodrigues, Valter Alencar, Hildegard Araujo, Chico Lages, Pachico Clementino e outros criadores do Piauí, tem o mérito de terem mantido a chama da raça Anglonubiana bem acesa, nos tempos sinistros da "bolha".

Propriedade

Município

Nome

Cabanha Saco Cheio

Teresina

Humberto M. L. Castelo Branco

Faz. Alto da Cruz

Campo Maior

Luiz Lobão

Faz. Santo Antonio

Campo Maior

Valter Alencar Filho

Faz. Velame

União

Robert Costa Medeiros

Sitio Paraíso

Teresina

Virgilio Cabral

Faz. Sanharo

Castelo

Raimundo Machado Lima

Faz. Campinas

Campo Maior

Marcio Costa Napoleão do Rego

Faz. Santa Lurdes

União

Paulo Zabulon de Figueiredo Jr

Agrocolibri

Teresina

Celso Bala

Em Sergipe:

·

Propriedade

Município

Nome

Capril Marlivia

Itabaiana

Pedro Edson dos Santos

Capril Balde Cheio

Aracaju

Amaro

Como este Workshop não abrangeu a Região Norte, somente para não passar em branco, temos no:

No Para e Amazonas:

· Estância Dolly, Caprinorte, Estância Brecha e o Rebanho Zaninni em Manaus, que já iniciaram um trabalho de criação, multiplicação e seleção da nobre raça, visando não somente a venda de matrizes, mais também o atendimento do vasto mercado potencial que se desenha no Norte do Brasil e nos Países que nos fazem fronteira nesta região (Venezuela, Colômbia, Guianas), do mundo Tropical, que dependem da Bela Raça.

Ø Núcleos de Criadores de Anglonubianas nos Estados do NE do Brasil:

Núcleo Estadual do NE

Diretor Presidente

Fone

e-mail

Alagoas

-----------

---------------

----------------

Bahia

Paulo Jose T. (Zeca) Gertner

71-9148-7781

pgertner@yahoo.com.br

Ceara

Guedes

85-9151-1884

 

Maranhão

Zilmar

98-9906-1002

 

Paraíba

----------------

--------------

---------------

Pernambuco

André

87-9992-4932

 

Piauí

Paulo Zabulon

86-9434-6069

paulozabulonneto@hotmail.com

Sergipe

FACCOS (Amaro)

79-8846-1737

 

Registros ABCC

Futuro

A Raça Anglonubiana, já encontrou seu lugar ao Sol, que é todo o mundo tropical! Sem campanhas publicitárias astronômicas, mas por seus produtos e atributos de alta prolificidade, rusticidade, desmamando crias fortes e saudáveis mesmo diante das agruras da natureza, criados sem artificialismo, seu leite (que varia, na media, de 2 a 4 litros dia), carne (Cabritos com 28 kg/vivo, aos 75-90 dias em regime de campo) e pele( Da melhor qualidade), conquistaram o homem do campo!

Mas para atender esta demanda, interna e externa, se fará necessário um trabalho sério, cadenciado e coordenado! Precisamos aderir maciçamente aos programas de melhoramento, que nos garantiram um selo de qualidade: PMGC - Programa de Melhoramento Genético Caprino, TP-Anglo - Teste de Progênie da Raça Anglonubiana, CLO - Controle Leiteiro Oficial, Programas que cientificamente, matematicamente, direcionara o melhoramento e o objetivo final que queremos para a nossa Anglonubuana Brasileira. Quesito este que precisa ficar bem claro (Os objetivos, de aonde queremos chegar? - Leite X Carne X Dupla Aptidão) e uma vez definido pelos criadores Brasileiros, direcionarmos nossa seleção, unificar-mos os critérios do Colegiado da raça e etc.

E Falar em atender esta demanda é falar de biotecnologia da reprodução de ruminantes, na espécie caprina, pois esta diretamente relacionado, as potencialidades da raça Anglonubiana. Neste Workshop não vamos falar das técnicas em si (IA e TE), mas deixamos aqui as portas abertas para posteriormente falarmos sobre o tema, e suas nuances com relação às características intrínsecas da raça.

Nos da empresa Suporte Assessoria Veterinárias juntamente com a equipe da Genética Nordeste, temos tido ótimos resultados com a T.E. realizada EXCLUSIVAMENTE por via transcervical em 100% das doadoras com resultados mais que satisfatórios, trata-se de uma técnica, menos invasiva, mais conservadora da integridade da doadora e nas inseminações também trans-cervicais, e dizemos isso como inseminadores do TP - Anglo na Bahia, com mais de 100 cabras já inseminadas com produtos nascidos e em avaliação Oficial, isso somente neste programa e na Bahia, fora as I.A’s de criadores particulares. Por enquanto a BA é o único estado do NE a aderir aos programas Oficiais, chancelados pelo MAPA, mediante convênios com ACCOMIG e EMBRAPA, alem de RJ, SP e MG, que já vinham participando destes programas.

Deste modo, multiplicando de forma acelerada, pelas biotecnologias, animais de fato melhoradores, avaliados e chancelados por empresas como a EMBRAPA e ACCOMIG, certificados pelo MAPA quanto a sua produção, origem e estimativa da progenie, tanto o sedento mercado interno, como toda a America Latina, África e parte a Ásia, estarão em breve demandando este material genético plasmado em terras brasileiras, assim como fez nossas raças Zebuínas, que conquistou o mundo.

Mas para que isso se torne realidade: Cada um de Nos temos que fazer nossa parte. Participar dos programas Oficiais, modernizarem a ABCC, fortalecermos a ABC Anglo e seus núcleos regionais, criando uma sinergia cadenciada entre eles.

Assim o Futuro da Anglonubiana Brasileira será promissor, solido a constante, e não ondas que jogadas de um lado a outro deixam os criadores a deriva, sem rumo!

Obrigado  

Médico Veterinário CRMV-BA 2922: Paulo José Theóphilo Gertner (Zeca)